quinta-feira, 8 de abril de 2010

Fala, professor.

A dança nasceu com o homem. É a arte de mover o corpo em relação ao tempo e ao espaço. É estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica. E uma de suas formas expressas é o bale clássico, que além de ser uma forma de arte, funciona como um exercício paro o físico e para a a mente. A definição da Dança é de Wagner Rosa, professor da Escola Municipal de Dança de Londrina e coordenador do Ballezinho de Londrina.
Professor há quase duas décadas, ele é ex - integrante do Ballet de Londrina e considera que a dança é uma arte com conteúdo e história. e estende-se por um amplo leque de linguagens, como as modalidades de caráter social, de participação coletiva, e as de caráter cênico que são representadas, desenhadas, como é o caso do bale clássico, que requer treinamento especializado.
No balé clássico, conta Rosa, o corpo humano, entendido como totalidade (mente e físico), é ativado e capacitado para explorar suas possibilidades de movimento e assim desenvolver-se como inteligência múltipla. "Cada linguagem da dança contribui para o desenvolvimento global do praticante, porém uma determinada forma de se movimentar, em qualquer atividade que tenha o desenvolvimento de habilidades específicas calcadas na motricidade humana, sejam estas de expressão artística ou esportiva, vai moldar o corpo de acordo com suas necessidades", afirma.
Ele ainda enfatiza que a aprendizagem da dança, principalmente em contexto escolar, propicia o surgimento de canais de interlocução entre os envolvidos, dando aos estudantes a possibilidade de expor idéias e espaço para desenvolvê-las criativamente.
"O ensino da dança objetiva o crescimento pessoal dos estudantes pelo domínio, fluência e decodificação do movimento corporal e seu desenvolvimento cultural, capacitando-o a estabelecer uma leitura crítica da linguagem da dança em suas diversas facetas", pondera Rosa.
Essas questões, associadas ao desenvolvimento da própria técnica, completarão o conjunto de ensinamentos indispensáveis aos que desejam exercer a profissão, seja atuando , seja lecionando.
O aluno de dança, para um maior aprofundamento, precisa passar por vivências que contemplem o emprego da respiração, estudo do equilíbrio e dos pontos de apoio, além de investigação acerca da dinâmica postural. E, claro, possuir capacidade de improvisação e composição coreográfica.
As aulas práticas de balé clássico são distribuídas ao longo de oito anos para a formação completa de um bailarino, que deve aliar em seu aprendizado tanto a teoria quanto a prática com montagens coreográficas e encenação.
E para um "gran finale", o aluno passará por uma banca examinadora que o avaliará num exame de palco com estudo de confronto e variação de livre escolha.

Kalinka Amorim, Reportagem local.
Escola Municipal de Dança de Londrina - (43) 3342 2362

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