sexta-feira, 26 de março de 2010

Fade In


Fade in (2009) é um trabalho desenvolvido a partir da construção sistemática e gradual da encenação, visando instigar o olhar do observador. Movimentos de desarticulação corporal, foco principal de nossa investigação de movimento, são complementados por outros elementos de cena, que se inter-relacionam e se completam. Uma maneira de pensar o corpo em movimento permeando verticalidade, flexibilidade e longelinearidade, características da dança clássica, com desarticulação e movimentos não-controlados, buscando convidar o público a participar da construção do trabalho e do resultado final.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Enquanto o Sono Não Vem





Enquanto o Sono Não Vem é o primeiro trabalho do ballezinho na direção de Wagner Rosa. Criado em 1998 mas muito bem recepcionado até os dias atuais, com adaptações no figurino, na coreografia e com novo núcleo de bailarinos.

O Diretor


Wagner Rosa - Diretor
Wagner Rosa é um encenador e coreógrafo brasileiro.

É Mestre em Educação da Universidade Estadual de Londrina (2009) e bacharel em Artes Cênicas(2005), desenvolvendo pesquisa acerca da Encenação e suas implicações em processos de Ensino e Aprendizagem. Iniciou seus estudos de dança clássica aos 17 anos, com Márcia Angeli.

Em 1993, dando continuidade em seus estudos com Leonardo Ramos, transferiu-se para Londrina e desde então atua como professor da Escola Municipal de Dança de Londrina, na técnica da dança clássica, atuando ainda como bailarino e, posteriormente como coreógrafo/encenador na Cia. Ballet de Londrina.

Como bailarino integrante do Ballet de Londrina, participou de 10 turnês no Brasil (abrangendo quatro regiões: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste), de 9 viagens internacionais (Peru– 3, Cuba – 3, Argentina – 2 e Zimbábue – 1), de 4 edições do circuito regional de dança, mais de 350 apresentações para um público de 85 mil pessoas.

Em 1995, assumiu a direção artística dos espetáculos de encerramento do ano letivo da Escola Municipal de Dança, função que exerceu até 1997.

Em 1998, criou o Ballezinho de Londrina, do qual é diretor e coreógrafo, tendo a possibilidade de investigar diferenciadas linguagens coreográficas e cênicas durante todo o período de existência do grupo, ainda em atividade, com um repertório de 16 espetáculos montados, mais de 800 apresentações realizadas para um público estimado de 220 mil pessoas.

Foi o primeiro presidente da Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná entre 2003 e 2005. Em sua gestão foi criado o Festival de Dança de Londrina.

Em 2007 inicia as atividades do Grupo TEIA, buscando novos desafios na questão do movimento enquanto arte, já tendo apresentado para um público de 150.000 pessoas nos quatro espetáculos produzidos desde sua criação.